Blog

Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Os Aedes do Bem™ são mosquitos Aedes aegypti machos, que possuem uma característica autolimitante desenvolvida pela Oxitec. Eles não picam e nem transmitem doenças. Uma solução biológica, segura e inovadora que atua de forma preventiva no controle do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Desenvolvida pela Oxitec na Universidade de Oxford, Reino Unido, e com sede no Brasil há 10 anos, essa tecnologia tem sido estudada e analisada por pesquisadores e especialistas por mais de uma década, com mais de 100 artigos científicos publicados.Tecnologia de Oxford, disponível para sua organização!

Quais características do Aedes do bem? Saiba mais!

O gene autolimitante:

O gene autolimitante está no centro do nosso método de controle de insetos. Quando nossos insetos machos são liberados e se reproduzem com fêmeas selvagens, todos os descendentes herdam uma cópia desse gene, que impede o funcionamento correto das células dos insetos na medida em que produz, excessivamente, uma proteína que interfere na capacidade da célula de produzir outras proteínas essenciais, necessárias ao seu desenvolvimento. Assim, ele impede o desenvolvimento normal dos insetos, e não permite que as fêmeas sobrevivam até a fase adulta.

Já que o gene autolimitante funciona com base na própria biologia do inseto, nosso método de controle fornece uma solução que afeta exclusivamente as espécies-alvo de pragas, sem a introdução de toxinas nocivas ao ambiente.

Também desenvolvemos nossos insetos de modo que possamos “desligar” o gene autolimitante com um antídoto, chamado tetraciclina. Isso nos permite produzi-los em laboratório ou em uma fábrica em larga escala, sem a necessidade de modificações genéticas adicionais. Por exemplo, nossos mosquitos Aedes do Bem™ de 2ª Geração foram modificados uma única vez em 2013, e desde então temos produzido todos os mosquitos para liberação no ambiente a partir dessa linhagem!

O marcador Fluorescente: 

Também introduzimos nos nossos insetos um gene marcador, que produz uma proteína fluorescente chamada DsRed2. Assim como o gene autolimitante, ele é herdado por todos os descendentes do macho liberado. Essa proteína é produzida por larvas, pupas e adultos, e brilha na cor vermelho-alaranjada sob uma luz específica. Como resultado, com o equipamento certo, é possível distinguir facilmente os nossos insetos dos outros selvagens. A DsRed2 não é tóxica nem alergênica.

O gene marcador é fundamental para o programa de monitoramento e controle durante a fase de desenvolvimento, uma vez que nos permite identificar facilmente os mosquitos modificados, e permite rastreá-los e acompanhá-los na natureza. Examinando as larvas presentes em um ambiente, podemos estimar quantas são descendentes de nossos insetos autolimitantes e quantas são selvagens. Isso faz desse gene uma ferramenta valiosa para o monitoramento da tecnologia na natureza. 

Leve essa solução ecológica e inovadora para o seu negócio!

Aedes do Bem™ não utiliza nenhum produto químico prejudicial ao meio ambiente, nem tem efeitos nocivos a outros animais, agindo exclusivamente sobre o mosquito Aedes aegypti.

O Aedes do Bem™ é uma solução projetada para fazer o controle populacional de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela na área protegida.

– Projetos facilmente escaláveis;

– Aprovada pela Autoridade de Biossegurança – CTNBio;

– Controle contínuo e direcionado ao Aedes aegypti;

– Atua como um larvicida fêmea-específico 100% eficaz;

– Característica autolimitante transmitida por multigerações;

– Seguro e sem resíduos no meio ambiente;

– Disponível para todo tipo e tamanho de organização.

Fale com nossos especialistas e saiba como você pode levar essa solução sustentável e inovadora para sua empresa!

plugins premium WordPress