Blog

Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constatou que a água potável no estado apresenta alto índice de contaminação química e biológica. O estudo aponta a presença de protozoários responsáveis por doenças intestinais, além de hormônios relacionados ao desenvolvimento de câncer.

Os resultados mostram alto nível de contaminação por Giardia e Cryptosporidium – protozoários causadores de doenças intestinais encontrados em fezes de animais, principalmente no gado – nas águas de Porto Alegre. Também apresentou um índice muito alto de contaminação as águas consumidas pelos habitantes dos municípios de Viamão, Passo Fundo e Capão do Leão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a tolerância para a infecção por Giardia é de um caso a cada mil pessoas. Na Capital, os cálculos sugerem que o risco de contágio é 10 vezes maior: um caso a cada 100 pessoas.

“Isso deve ocorrer devido ao abastecimento de água potável se dar a partir de dois rios muito poluídos: o Rio dos Sinos e o Rio Gravataí”, explica o engenheiro químico Luciano Zini, à frente da pesquisa.”

A matéria foi vinculada no portal de notícias do G1.  Para visualizar notícia completa, clique na imagem:

Por parte do risco biológico, o estudo apontou que, entre 202 mananciais superficiais do RS, 56 possuem alta concentração dos protozoários citados, com média geométrica anual de Escherichia coli superior a mil células por 100 mL. Isso significa que esses mananciais de captação de água estão altamente impactados. Estima-se que cerca de três milhões de pessoas tenham consumido água sujeita a presença de protozoários.

Conforme Luciano, “A população de gado no RS é maior que a população humana: são mais de 12 milhões de cabeças de gado contra em torno de 11 milhões de humanos. Essa é a primeira evidência do risco desses protozoários estarem circulando no ambiente do Rio Grande do Sul e de forma muito intensa, devido ao nosso modelo econômico baseado na pecuária”.

 

Faça análise da sua água, não corra risco!

A Bioseta oferece a solução completa de coleta e análise para o monitoramento da qualidade da água e o atendimento aos requisitos legais, com a emissão de laudos e relatórios para os diversos usos. Através de uma equipe técnica especializada, a Bioseta atua para garantir a qualidade da sua água e minimizar passivos em suas operações, trazendo maior segurança para sua saúde.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais: (51) 3396-6161 | (51) 99907-4155

comercial@bioseta.com.br.

 

Referências:

– https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/02/07/agua-potavel-do-rs-apresenta-alto-indice-de-contaminacao-quimica-e-biologica-diz-pesquisa.ghtml

– http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/pesquisa-descobre-niveis-elevados-de-contaminacao-por-protozoarios-nas-aguas-do-rs

plugins premium WordPress