Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.
Limpeza, sanitização ou desinfecção? Entenda as diferenças?
Postado por Bruno Osório em 01 de abril de 2020
Muitas vezes usadas como se fossem sinônimos, as palavras “limpeza”, “sanitização” e “desinfecção” têm significados muito diferentes e cada uma delas tem suas indicações, conforme a necessidade e recomendação da ANVISA.
Neste post você vai entender a diferença entre cada uma delas e quais são as orientações de utilização.
O que significa limpeza?
A mais comum de todas e também a de aplicação mais fácil, limpeza é a remoção das sujidades visíveis, além de remover detritos e micro-organismos. É aquela que fazemos em nossa casa e em qualquer ambiente de trabalho. Com produtos de fácil acesso, ela faz parte das nossas vidas diariamente.
E por isso também ela é a base para a sanitização e desinfecção.
O que significa sanitização?
Agora já começamos a ficar mais técnicos. Sanitização é o processo de redução de bactérias e micro-organismos até um nível considerado seguro pelos órgãos de saúde pública. Nesse caso, o foco não é apenas “deixar limpo”, mas garantir a biossegurança do ambiente sanitizado. Com a redução drástica de agente patógenos, o risco de contaminação diminui consideravelmente, tornando aquele espaço muito mais seguros para seres humanos. Isso ajuda inclusive na redução de processos trabalhistas, uma vez que a empresa que realiza sanitizações periódicas tem certificados que garante o a redução do risco de contaminação.
É importante destacar que nesse processo, os produtos/agentes utilizados durante o processo são diferentes dos aplicados na limpeza. São produtos que devem atender a uma série de regras elaboradas pela ANVISA. Você pode conferir o regulamento técnico aqui.
O que significa desinfecção?
Quando o assunto é desinfecção, já estamos falando de um procedimento focado na eliminação de micro-organismos, vírus e bactérias (exceto esporos bacterianos). O objetivo da desinfecção é deixar o ambiente totalmente livre da presença de patógenos.
A diferença principal entre sanitizar e desinfectar é o tipo de produto utilizado e o tempo de aplicação/exposição da superfície ao agente desinfectante.
Quais ambientes devem ser limpos, sanitizados ou desinfectados?
Existem muitos fatores que devem ser levados em consideração para definir qual o melhor procedimento. Isso vária desde número de pessoas que frequentam esse ambiente, até para qual finalidade ele é utilizado.
Áreas da saúde sempre devem ser desinfectadas, pois o risco de patógenos é muito elevado. Já restaurantes, indústrias de alimentos e similares, assim como escritórios, a sanitização já consegue dar conta e resolve muito bem a maioria dos casos.
Mas e por que não desinfectar tudo, se ela é o nível mais elevado de proteção?
Primeiro porque os produtos utilizados representam maiores riscos para a saúde se forem usados de forma incorreta ou sem o cuidado adequado. Além disso, usar este tipo de produto em locais onde não tem essa necessidade pode apenas transformar os micro-organismos em seres mais resistentes. E certamente isso é algo que queremos evitar!
Conclusão:
A limpeza é o caminho básico para manter um ambiente saudável e organizado. Não importa a finalidade, deixar o espaço limpo é fundamental.
A desinfecção é um processo mais complexo, exige produtos mais específicos e não é recomendada para todos os tipos de ambiente. Seu uso mais comum é na área da saúde, pelos diversos fatores apresentados acima.
A sanitização é um passo além da limpeza, focada já na redução dos riscos de biossegurança, garantindo um ambiente mais saudável e reduzindo até mesmo problemas com processos trabalhistas.