Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Você sabe a importância da Higienização de Coifas?

Para que uma cozinha profissional possa atender a todas as exigências sanitárias e de saúde, é fundamental que os seus equipamentos e utensílios estejam em total conformidade com o que é exigido pelos órgãos regulamentadores.

Um exemplo disso é a higienização de coifas e exaustores, um fator de extrema relevância quando se fala em cozinhas industriais. Isso se dá pelo fato de esses locais produzirem refeições diárias para inúmeras pessoas, logo, é essencial que estejam com a limpeza profissional em dia.

Essa necessidade se deve ao fato de que coifas e exaustores trabalham sem cessar e têm como objetivo a melhoria da qualidade do ar, a filtragem, sucção e eliminação da fumaça originada na preparação dos alimentos. Desse modo, quando não há a limpeza do sistema desses equipamentos, é muito comum que se tenha problemas de grandes proporções, como:

– Risco de incêndio;
– Contaminação alimentar;
– Ambiente insalubre;
– Atraimento de pragas urbanas e proliferação de bactérias.

Recentemente, houve um incêndio em uma lanchonete localizada no centro de Porto Alegre/RS. Segundo a polícia, as chamas teriam sido causadas pelo acúmulo de gordura somado à alta temperatura da estrutura. A loja ainda estava fechada durante o incidente (clique na imagem para acessar a notícia na íntegra).

Evite riscos, conte com a Bioseta!

A higienização de coifas em cozinhas profissionais visa atender às exigências da legislação vigente, com o objetivo de minimizar a possibilidade de incêndios, garantir as condições higiênico-sanitárias, reduzir o risco de passivos ocupacionais e assegurar a qualidade do ar interior (QAI) destes ambientes.

A Bioseta realiza esses processos de higienização em acordo com a NBR ABNT 14.518/2000, que estabelece os padrões de manutenção da limpeza e da prevenção ao risco de incêndio em cozinhas profissionais; em atendimento às condições higiênico-sanitárias previstas pela Portaria/ANVISA SVS nº 326 e pela Resolução – RDC/ANVISA SVS nº 216; e considerando os requisitos estabelecidos pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF’s).

No momento em que é realizada a limpeza dos sistemas de exaustão, de maneira profissional e em conformidade com o que é exigido pela Anvisa, todas as substâncias indesejáveis, tais como gorduras e sujidades, são removidas. Evitando assim possíveis riscos de contaminação alimentar e incêndios.

Entre em contato diretamente com nossa equipe:

Esteio/RS: (51) 3396-6161
Serra/RS: (54) 3698-9988
Paraná: (41) 3542-2773
Santa Catarina: (47) 3091-3999
comercial@bioseta.com.br

Não estamos à parte, nós somos parte. Essa é nossa natureza!

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções