Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.
Riscos da exposição à luz ultravioleta
Postado por admin em 30 de janeiro de 2021
A luz ultravioleta UV-C está sendo cada vez mais utilizada para auxiliar nas medidas de combate ao Coronavírus. Isso por conta dos estudos apontando que a radiação emitida pela luz ultravioleta apresenta alto poder de esterilização.
Apesar desse tipo de luz apresentar excelentes resultados como forma de medida de prevenção, é muito importante ter atenção a alguns pontos, de forma que, se mal utilizada, pode ser muito prejudicial à saúde.
É importante também levarmos em consideração o objetivo de uso UV-C, muito comum em cabines para desinfecção de EPIs, por exemplo, o sucesso da desinfecção está diretamente vinculado ao tempo de exposição de objetos, superfícies e do ar, bem como da distância dos objetos à fonte de luz e à presença de zonas de sombra.
Porque, onde a luz não chega, ou se chega ‘fraca’ demais, não há ação contra micro-organismos ou se o tempo de exposição é muito curto, o processo pode não ser eficiente.
Quais são os riscos da exposição à luz ultravioleta do tipo UV-C?
Ainda que a luz ultravioleta seja excelente para combater à Covid-19, é muito importante que se tenha cautela na hora de utilizá-la, uma vez que a exposição a esse tipo de luz pode causar diferentes tipos de complicações, como, por exemplo:
- Irritações na pele;
- Câncer;
- Queimaduras;
- Catarata;
- Danos na córnea;
- Envelhecimento, entre outros.
Quando bem administrada, a utilização de luz ultravioleta UV-C é capaz de trazer inúmeros resultados positivos, principalmente, quando se está em um momento de pandemia. Entretanto, assim como traz resultados benéficos, também oferece alguns riscos à saúde humana.
Quer saber mais sobre a ação da luz ultravioleta UV-C? Clique aqui e leia nossos outros artigos relacionados.