Blog

Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

As pragas mais comuns do calor podem ser “convidadas indesejadas” se não forem tomadas medidas de precaução. Isso porque os principais fatores de infestações de pragas são o acúmulo de sujeira e água parada. Para te ajudar a se proteger desses agentes, preparamos uma matéria completa com tudo que você precisa saber sobre as pragas comuns no calor.

POR QUE AS PRAGAS SURGEM NO CALOR? 

Com as temperaturas subindo e a umidade do ar mais acentuada, pragas como baratas e mosquitos encontram nos ambientes urbanos espaços seguros e com acesso a alimento. Por conta disso, é possível ver esses seres mais próximos dos humanos nessa época.

QUAIS OS RISCOS CAUSADOS POR ESSAS PRAGAS?

Os mosquitos, por exemplo, são fortes transmissores de doenças como a dengue e a febre amarela. Já as baratas podem infectar alimentos, causando desconfortos estomacais ou a Salmonelose, com sintomas como dor de estômago, mal-estar e febre. Pensando nisso, criamos um guia para entender quais as pragas mais comuns, seus riscos e como preveni-las:

Baratas

Elas aparecem porque adoram ambientes úmidos e quentes e, geralmente, ficam próximas a lugares com acesso a alimentos facilitado (como cozinhas). As baratas são vetores de diversas doenças, como salmonelose, gastroenterite e disenteria. Elas também podem desencadear alergias respiratórias e crises de asma, especialmente em crianças. A prevenção das baratas pode ser feita mantendo lixeiras bem fechadas, vedando frestas e ralos e evitando acúmulo de restos de alimentos.

Formigas

Diferente das baratas, as formigas são atraídas por locais secos para fazerem seus ninhos. Além disso, são fortemente atraídas por açúcar e alimentos expostos. Apesar de parecerem inofensivas, as formigas domésticas carregam microrganismos como Salmonella e E. coli, contaminando alimentos e superfícies. Previna as baratas através da limpeza de migalhas e restos de alimentos, armazenamento adequado e vedação de locais em que elas possam fazer ninhos.

Mosquitos (incluindo Aedes aegypti)

Pequenos e perigosos, o calor é o clima ideal para a reprodução dos mosquitos, que encontram na água parada um ninho perfeito para os ovos. Eles são grandes transmissores de doenças graves, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Além disso, causam incômodo com picadas e reações alérgicas. Para evitar focos, elimine água parada e faça inspeções regulares.

Ratos

Uma das pragas que mais causam desconforto, principalmente por sua aparência. Buscam em residências um local seguro e com alimento acessível. Eles transmitem doenças como leptospirose, hantavirose, tifo murino e podem causar danos estruturais, roendo fios elétricos, encanamentos e embalagens. Para prevenir, mantenha o lixo sempre fechado, vede frestas e realize desratização preventiva com uma equipe técnica.

Cupins

Para os mosquitos, dias quentes são a época perfeita para a reprodução. Os cupins atacam principalmente madeira, causando danos estruturais silenciosos em móveis, vigas e paredes. Em empresas, podem comprometer arquivos, estoques e até fiação elétrica. Para realizar a prevenção, faça inspeções regulares e conte com tratamento preventivo.

COMO A BIOSETA PODE TE AJUDAR NO CONTROLE DAS PRAGAS:

Cada uma das pragas mais comuns no calor possui solução. Com a Bioseta, você conta com serviços especializados e personalizados para cada caso. Isso porque nossa equipe realiza análises e desenvolve soluções inteligentes ideais para cada cliente.

Por isso, entre em contato diretamente com nossa equipe e saiba mais!
WhatsApp: (51) 3396-6161
Esteio/RS: (51) 3396-6161
Serra/RS: (54) 3698-9988
Paraná: (41) 3542-2773
Santa Catarina: (47) 3170-3560
E-mail: comercial@bioseta.com.br

Não estamos à parte. Somos parte, essa é a nossa natureza!

Pragas mais comuns do verão: saiba como prevenir-se

 

Envio de Formulário para WhatsApp

Para seu melhor atendimento, vamos dar continuidade diretamente através do seu WhatsApp :)