Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.
Oxi-sanitização automotiva: o que é e quais seus benefícios?
Postado por Bruno Osório em 29 de julho de 2020
A oxi-sanitização automotiva, também conhecida como oxi-sanitização veicular ou sanitização por ozônio, é um processo de higienização utilizado em diversas áreas (indústrias, saúde, alimentos, entre outras). Então, esse processo passou a ser aplicado também na área automotiva, sendo utilizado para combater micro-organismos presentes no ar interior e no sistema de ar-condicionado para a remoção de mau cheiro e odores na área interna de veículos.
O gás ozônio é produzido a partir do oxigênio presente no ar por equipamentos chamados “geradores ozônio”. Por ser um gás altamente oxidante, se espalha pelo ambiente. Ele é capaz de reduzir a carga de micro-organismos como vírus, fungos e bactérias. Dessa forma, degrada odores de origem orgânica, como o cheiro de cigarro, de mofo e de outros odores desagradáveis do interior dos veículos. Clique no link para saber mais sobre os mecanismos de ação do ozônio.
Redução de micro-organismos
O cenário atual, de preocupação com a saúde, demanda novos hábitos de higiene e a adoção de novas tecnologias de sanitização nos ambientes que frequentamos. Incluindo assim os meios de transporte, como os veículos e os automóveis.
Neste contexto, a oxi-sanitização é uma grande aliada. Estudos indicam que o ozônio pode reduzir a carga microbiana do ar interior em até 99%, tornando o ambiente mais adequado para a utilização.
Redução de odores e cheiros
A oxi-sanitização tem o poder de degradar odores de origem orgânica, como o cheiro causado pelo suor, pela umidade, pelos resíduos de alimentos, pelo cigarro, pelos pets, entre outros.
Sustentabilidade
A oxi-sanitização é considerada uma maneira sustentável de realizar a sanitização interna de veículos e de automóveis, pois se trata de uma tecnologia limpa que não gera resíduos e que dispensa o uso de produtos químicos. Após realizar a ação de combate aos micro-organismos e odores, o ozônio se transforma em oxigênio novamente.
Praticidade
O procedimento que deve ser realizado somente por pessoas capacitadas para o uso dos equipamentos é bem simples, não excede o tempo de 30 minutos e deve ser realizado ao final do processo de higienização tradicional.
O equipamento é instalado no interior do automóvel com o veículo vazio, vidros fechados e o sistema de ventilação ou ar-condicionado ligado, para que, além da movimentação do ar, o ozônio também tenha acesso às partes internas do sistema de ar-condicionado/ventilação. É importante ressaltar que o ozônio não pode ser aplicado com a presença de pessoas no interior dos ambientes.
Conclusão
Sendo feito corretamente, o processo de oxi-sanitização se mostra como um grande aliado no combate a micro-organismos e na redução de odores. Tudo isso sem causar riscos à saúde das pessoas e sem danificar bancos, estofamentos e componentes internos dos veículos.
Gostaria de receber um orçamento para sanitização do ar interior por ozônio: clique aqui!