Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Norovírus acende alerta no RS

NOROVÍRUS ACENDE ALERTA NO RS: já são mais de dois mil casos em vários municípios do estado.

Durante a semana passada, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) emitiu um alerta sobre a ocorrência de surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA) em pelo menos 25 municípios gaúchos. Essa doença é causada pelo norovírus. As causas da contaminação possivelmente estão associadas à ingestão de água. Porém, o vírus também pode ser transmitido de pessoa para pessoa ou através de alimentos.

O principal sintoma apresentado por aqueles que são contaminados pela DDA é a diarreia. O aumento do número de evacuações pode ou não ser acompanhado de dor abdominal, náusea, vômito e febre. De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, até o momento mais de dois mil casos já foram notificados.

O CEVS, em parceria com os municípios e as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), já está investigando a causa da doença. Há casos confirmados em diferentes regiões do estado, em especial em cidades da Serra e do Vale do Rio Pardo. Além dos 25 municípios com surtos confirmados, há suspeitas de surtos em outros três – Novo Hamburgo, Sagrada Família e São Pedro da Serra. É considerado surto quando há pelo menos dois casos no mesmo local, com o mesmo quadro clínico e vínculo epidemiológico entre si.

O Portal GZH, site de notícias, publicou uma matéria acerca da situação da contaminação da água e dos casos confirmados no estado (clique na imagem para conferir): https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2021/10/rs-tem-pelo-menos-2-mil-casos-em-surtos-de-doenca-que-causa-diarreia-aguda-saiba-como-prevenir-ckuiunsmf00a9017fx98g37gq.html)

Como se proteger?

A principal orientação à população é consumir água somente de fontes seguras e tratadas, que tenham passado por um processo de desinfecção por cloro ou outra tecnologia. Por isso, também é importante realizar periodicamente a limpeza de caixas d’água.

Além disso, orienta-se higienizar as superfícies, equipamentos e utensílios com água tratada ou fervida antes de usá-los para preparo e consumo de alimentos. É importante, ainda, higienizar as mãos com água e sabão, especialmente após usar o banheiro, trocar fraldas, cozinhar ou se alimentar.

 

Importância da análise da água

Uma das principais questões de saúde pública é a qualidade da água potável oferecida aos consumidores. Realizar a análise da água é de extrema importância, principalmente quando ela se destina ao consumo humano. É o que diz o Ministério da Saúde, através da Portaria de Consolidação Nº 888/2021.

Para consumir a água com total segurança, é preciso ficar atento às especificações das análises físico-químicas e microbiológicas da água, pois somente assim haverá garantia de que a água está nas condições ideais para o consumo. Através dessa análise conseguimos assegurar se a água distribuída é de confiança, ou seja, se está isenta de micro-organismos ou outras substâncias prejudiciais à saúde.

 

Conte com a Bioseta!

A Bioseta oferece a solução completa de coleta e análise para o monitoramento da qualidade da água e o atendimento aos requisitos legais, com a emissão de laudos e relatórios para os diversos usos. Através de uma equipe técnica especializada, a Bioseta atua para garantir a qualidade da sua água e minimizar passivos em suas operações, trazendo maior segurança para sua saúde.

Não corra o risco! Fale com a Bioseta e saiba mais: | (51) 3396-6161 | (51) 99907-4155 comercial@bioseta.com.br.

 

Referências:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2021/10/rs-tem-pelo-menos-2-mil-casos-em-surtos-de-doenca-que-causa-diarreia-aguda-saiba-como-prevenir-ckuiunsmf00a9017fx98g37gq.html

https://www.agrolink.com.br/noticias/norovirus-deixa-25-municipios-do-rs-em-alerta_456998.html

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções