Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.
Brasileiros recebem sementes clandestinas da China
Postado por Bruno Osório em 04 de setembro de 2020
Sementes clandestinas da China estão sendo enviadas para brasileiros
Há algumas semanas o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), divulgou orientações sobre casos de sementes clandestinas que foram enviadas da China para moradores dos Estados Unidos que não fizeram tal pedido. O MAPA alertou os brasileiros que, caso isso acontecesse no país, a primeira atitude a se tomar era a de não abrir os pacotes e procurar a Secretaria de Agricultura do município.
Eis que há alguns dias foram registrados no estado de Santa Catarina o recebimento de pacotes de sementes entregues pelos Correios, provenientes do país chinês. O primeiro registro foi feito na cidade de Jaraguá do Sul. Uma moradora comprou um objeto de decoração pela internet e ao abrir a encomenda foi surpreendida com outro pacote. Nele, continha duas embalagens de sementes clandestinas.
Os pacotes que estão sendo enviados não vem corretamente identificados, alguns descrevem que há dentro da embalagem jóias. Quando abertos, encontram-se sementes, o que acaba dificultando o impedimento da entrada dos pacotes.
Quais os perigos essas sementes podem trazer?
Ainda que pareçam inofensivas, as sementes podem estar contaminadas. Dessa forma, podem disseminar pragas e doenças que podem vir a causar graves prejuízos econômicos e danos no que diz respeito a defesa sanitária vegetal. Os principais riscos que a entrada de sementes ilegais traz são os seguintes:
Infestação de plantas daninhas: quando temos a entrada de espécie vegetal sem ocorrência no Brasil, isso pode dificultar o controle ou aumentar o uso de produtos agroquímicos. Dessa forma, podendo agravar a produtividade agrícola e pecuária e o meio ambiente.
Insetos: a disseminação de insetos pode ocorrer por sementes. Isso faz com que se tenha o aumento no custo de produção e redução da produtividade das lavouras.
Fungos, bactérias e vírus: a não procedência de sementes pode trazer riscos como a entrada de contaminantes como vírus, fungos e bactérias que são vetores de inúmeras doenças e pandemias, o que acaba trazendo problemas em diversas esferas da sociedade.
Conforme a lei brasileira, todo o material oriundo de multiplicação vegetal, considerado semente ou muda deve ter autorização do Mapa para entrada no Brasil. O recebimento de mudas não autorizadas e não adquiridas como os casos chineses, o recomendado é que seja procurada a Secretaria de Agricultura do município, a fim de que a mesma consiga fazer a destinação adequada das sementes.