As garrafas de água reutilizáveis são companheiras essenciais no dia a dia, seja no trabalho, na escola ou em atividades ao ar livre. No entanto, muitas vezes esquecemos que essas garrafas precisam de cuidados específicos para evitar problemas de saúde. A falta de higienização de garrafas de água pode, portanto, transformar um objeto tão útil em um verdadeiro risco, abrigando microrganismos que podem causar diversas doenças.
O perigo invisível nas garrafas de água
Os microrganismos estão em toda parte: na nossa boca, no ar que respiramos e nas superfícies que tocamos. Quando levamos nossas mãos às garrafas, estamos, assim, potencialmente transportando esses microrganismos para dentro delas. Sua ingestão pode resultar em doenças intestinais, como diarreia, vômito e infecções. Mas não se preocupe! Com alguns cuidados simples, você pode, assim, garantir que sua garrafa de água permaneça segura e livre de contaminações.
Como higienizar corretamente sua garrafa de água
-
Higienização diária:
- Lave a garrafa: Use água e detergente neutro, e uma esponja ou escova de cerdas que alcancem todos os cantos do recipiente.
- Enxágue bem: Remova todo o sabão para evitar gosto residual e possíveis reações alérgicas.
- Seque completamente: Deixe a garrafa aberta em um local arejado para secar, evitando, assim, a proliferação de microrganismos.
-
Higienização semanal:
- Limpeza profunda: Prepare uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Mergulhe a garrafa na solução por 30 minutos.
- Enxágue e seque: Após esse período, lave a garrafa com água e sabão, como na limpeza diária.
O uso de água e sabão, junto com a água sanitária, é suficiente para a higienização total. Não há necessidade, portanto, de usar água quente ou vinagre, pois o vinagre, devido à sua acidez, pode danificar o material da garrafa. Se ela apresentar um cheiro desagradável que persista mesmo após a limpeza profunda, o melhor é descartá-la e adquirir uma nova.
Escolha do modelo de garrafa
Não existe um modelo de garrafa que seja menos propenso a causar problemas de saúde. No entanto, as que têm ranhuras ou fissuras no design podem acumular mais matéria orgânica e ser, assim, mais difíceis de limpar, facilitando a presença de bactérias. Portanto, escolha modelos que permitam uma limpeza mais eficaz.
Conte com especialistas no assunto!
Manter a limpeza e a manutenção dos reservatórios de água é uma prática essencial para preservar a saúde e garantir a qualidade da água consumida. A Bioseta está comprometida com as condições e a segurança da sua água, oferecendo soluções completas e suporte técnico especializado. Para mais informações sobre nossos serviços e como podemos ajudar a melhorar a qualidade da sua água, entre em contato conosco. Juntos, podemos, assim, assegurar uma água limpa e segura para todos.
Fale com nossos especialistas:
WhatsApp: (51) 99907-4155
Esteio/RS: (51) 3396-6161
Serra/RS: (54) 3698-9988
Paraná: (41) 3542-2773
Santa Catarina: (47) 3170-3560
comercial@bioseta.com.br
Não estamos à parte. Somos parte, essa é a nossa natureza!
#Bioseta #QualidadeDaÁgua #Higienização #Saúde