Hidratação
O verão chegou ao fim, mas os hábitos de hidratação não podem dar uma pausa. Mesmo com o clima frio e a redução da produção de suor, nosso corpo pode perder até 10 litros de água por dia através da urina e evaporação através da pele. Além disso, o contato com o frio pode deixar a saúde debilitada, causando danos a imunidade e aumentando as chances de contrair doenças.
O consumo constante de água auxilia e manter seu corpo sempre hidratado e mais forte para combater os vírus e bactérias, mantendo você mais saudável e seguro. No entanto, garantir a qualidade da água consumida é essencial, pois uma água contaminada pode ser mais prejudicial do que você imagina.
O Perigo do Consumo de Água Contaminada
Durante todas as épocas do ano, o corpo perde mais líquidos através do suor, urina e evaporação, tornando essencial o consumo de água de qualidade para evitar a desidratação e suas consequências, como tontura, fadiga e problemas renais. No entanto, ingerir água contaminada pode trazer problemas sérios para a saúde, como:
- Doenças gastrointestinais, incluindo diarreia e vômito, devido à presença de microrganismos nocivos;
- Infecções e intoxicações, que podem ser agravadas em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa;
- Hepatite A e cólera, doenças que podem ser transmitidas pelo consumo de água contaminada;
- Irritações cutâneas e respiratórias, causadas pela inalação de compostos liberados por algumas algas.
Eventos como esses são cada vez mais comuns, exigindo medidas preventivas para garantir a segurança hídrica.
Riscos para Empresas e Passivos Trabalhistas
A preocupação com a qualidade da água não deve se limitar, portanto, ao consumo doméstico. Além disso, empresas que negligenciam a oferta de água potável e segura para seus colaboradores podem, como consequência, enfrentar diversos problemas legais e financeiros. De acordo com as Normas Regulamentadoras NR-18 e NR-24 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é, assim, obrigatória a disponibilização de água potável, filtrada e fresca para os trabalhadores, uma medida que, além de ser uma exigência legal, também visa garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários.
A falta de cumprimento dessas normas pode resultar em:
- Multas e sanções por descumprimento das exigências legais;
- Ações trabalhistas decorrentes de problemas de saúde dos funcionários causados pela ingestão de água contaminada;
- Redução na produtividade devido a afastamentos por doenças relacionadas à qualidade da água;
- Impacto na reputação da empresa, afetando a confiança de clientes e parceiros.
Conte com a Bioseta
Garantir uma hidratação segura e de qualidade é essencial, portanto, para a saúde e o bom funcionamento de processos produtivos. Além disso, a Bioseta oferece, assim, soluções completas para monitoramento, tratamento e controle da água, seja no verão ou em qualquer estação do ano, incluindo:
- Diagnóstico e monitoramento de parâmetros físico-químicos e microbiológicos;
- Tratamento especializado para diferentes usos, como:
- Água para consumo humano;
- Água para processos produtivos na indústria alimentícia;
- Água para cozinhas profissionais e serviços;
- Água para recreação (piscinas);
- Fornecimento de equipamentos para processos de tratamento;
- Equipe técnica especializada para acompanhamento contínuo e manutenção preventiva;
- Serviço de limpeza e higienização de caixas d’água e reservatórios, essencial para evitar contaminações.
Com mais de 35 anos de mercado, a Bioseta tem expertise e inovação na área de saúde ambiental, garantindo soluções seguras e eficientes para o tratamento da água. Nossa estrutura de atendimento, equipe técnica altamente qualificada e certificações vigentes garantem a qualidade e a conformidade dos nossos serviços.
Além disso, disponibilizamos um portal exclusivo no qual nossos clientes podem acessar documentação, cronograma de serviços, relatórios e muito mais.
Entre em contato hoje mesmo e solicite um diagnóstico gratuito para garantir a qualidade da água e a conformidade da sua empresa!