Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

#ÉDaNossaNatureza | Cuidar da Qualidade do Ar Interior!

A qualidade do ar interior é um aspecto essencial para o bem-estar e a saúde dos ocupantes de edifícios. Ambientes como escritórios, escolas, hospitais e outros espaços públicos muitas vezes dependem de sistemas de climatização para manter a temperatura e a ventilação adequadas.

A NBR 17037 define concentrações máximas permitidas de contaminantes (como dióxido de carbono), de compostos orgânicos voláteis (COVs), de partículas suspensas no ar, de formaldeído e outros poluentes. Esses limites são estabelecidos para garantir um ambiente saudável e prevenir possíveis efeitos adversos à saúde.

A qualidade do ar interior pode ser influenciada por uma variedade de fatores, e manter um ambiente interno saudável é fundamental por diversas razões:

Saúde Respiratória:

A má qualidade do ar interior pode estar associada a problemas respiratórios, como alergias, asma, irritação nos olhos, nariz e garganta, e até mesmo doenças mais graves. Partículas finas, mofo, bactérias e poluentes químicos podem se acumular no ar interior, afetando diretamente a saúde respiratória.

Produtividade e Conforto:

Ambientes com boa qualidade do ar tendem a proporcionar maior conforto, o que pode influenciar positivamente a produtividade e o bem-estar no trabalho e em outros espaços fechados.

Prevenção de Doenças:

A má qualidade do ar interior está associada ao aumento do risco de infecções respiratórias e outras doenças, o que pode ser particularmente preocupante em ambientes fechados onde muitas pessoas compartilham o mesmo espaço.

Concentração de Poluentes:

Alguns poluentes interiores, como formaldeído, CO2, compostos orgânicos voláteis (COVs) e poluentes do ar provenientes de atividades humanas, podem atingir concentrações prejudiciais se não houver ventilação adequada.

Controle de Umidade:

É possível que níveis inadequados de umidade levem ao crescimento de mofo, ácaros e bactérias, o que pode ser prejudicial à saúde. Além disso, a umidade excessiva cria um ambiente propício para a proliferação de fungos.

Economia de Energia:

Um sistema de ventilação eficiente e o controle adequado da qualidade do ar interior podem contribuir para a eficiência energética dos edifícios.

Para garantir a qualidade do ar no interior do edifício, é necessário realizar uma avaliação biológica e físico-química de ambientes climatizados artificialmente, seja a partir da utilização de ar-condicionado ou de outros sistemas de climatização.

Por meio de uma análise minuciosa, é possível identificar concentrações dos agentes poluentes que estão afetando o espaço. Tornando, assim, plausível inserir medidas de controle que tornem o ambiente mais limpo e saudável com a redução dos riscos de transmissão de doenças respiratórias, de pele, oculares, entre outras.

Fale com a Bioseta!

A Bioseta oferece diversos serviços para qualidade do ar, tais como: elaboração e emissão do PMOC com ART, higienização de sistemas de climatização (ACJ, splits, centrais e evaporativos), sanitização do ar interior dos ambientes, higienização de dutos de distribuição de ar-condicionado, higienização de coifas em estabelecimentos do ramo alimentício e análise da qualidade do ar interior.

Tudo para manter você e sua empresa em segurança. Contamos com todo o suporte técnico qualificado, atendimento à legislação vigente, laudos e pareceres técnicos.

Entre em contato diretamente com nossa equipe:

Esteio/RS: (51) 3396-6161
Serra/RS: (54) 3698-9988
Paraná: (41) 3542-2773
Santa Catarina: (47) 3091-3999
WhatsApp: (51) 99907-4155
comercial@bioseta.com.br

Não estamos à parte, nós somos parte. Essa é a nossa natureza! 💚

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções