Blog

Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

A agricultura é uma das bases da economia mundial, pois a partir dela se produzem alimentos e muitos produtos primários utilizados pelas indústrias, comércio e setor de serviços. Por isso é de extrema importância um olhar crítico e o adequado controle quando se refere às pragas quarentenárias, porque sua disseminação coloca em risco o agronegócio e os ecossistemas, podendo gerar graves prejuízos econômicos e ambientais.

O que são pragas quarentenárias?

Praga quarentenária é todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros países ou regiões, mesmo sob controle permanente, constitui ameaça à economia agrícola do país ou região importadora exposta.

As pragas quarentenárias são classificadas em:

  • Pragas ausentes: são aquelas que ainda não foram relatadas oficialmente no país;
  • Pragas presentes: são pragas que já estão presentes no território nacional, independente de menor ou maior grau.

Quais riscos as pragas quarentenárias podem trazer?

As pragas quarentenárias podem atacar e dizimar culturas inteiras de um país do qual elas não são originárias, ou seja, estrangeiras. A simples presença de pragas quarentenárias em determinado local pode comprometer a comercialização de produtos e ser uma barreira às exportações.

Cada praga apresenta riscos diferenciados em razão de suas características (reprodução, sobrevivência, capacidade de dispersão, etc.) e, por isso, são necessárias ações específicas de controle.

Como funciona o controle de pragas quarentenárias?

As melhores estratégias variam de acordo com a sua classificação, se forem pragas ausentes, as melhores estratégias são as ações preventivas, isso envolve barreiras fitossanitárias e controles físicos. Se for pragas presentes, as estratégias podem ser controles físicos e químicos.

O tratamento fitossanitário é um procedimento especial para o controle de pragas fitossanitárias quarentenárias e tem o objetivo de garantir a segurança de produtos vegetais e subprodutos de madeira.

Conheça o que é e como funciona o tratamento fitossanitário.

A Bioseta conta com licenciamento ambiental junto à FEPAM, bem como autorização do MAPA para realizar o tratamento de embalagens para exportação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com eficiência e qualidade.

Quer saber mais sobre pragas quarentenárias e como evitar? Fale com nossos especialistas pelo (51) 3396-6161 ou e-mail: comercial@bioseta.com.br.

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/57616755/video-orienta-sobre-controle-e-prevencao-de-pragas-quarentenarias

Envio de Formulário para WhatsApp

Para seu melhor atendimento, vamos dar continuidade diretamente através do seu WhatsApp :)