Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.
Conheça o processo da ação germicida das lâmpadas UVC
Postado por admin em 28 de janeiro de 2021
A luz ultravioleta tem sido bastante utilizada para esterilizar locais e instrumentos, principalmente, quando se refere a ambientes hospitalares. No entanto, para que a ação esterilizante seja realizada com sucesso, é necessário que se tenha um comprimento de onda mínimo, para que o efeito traga resultados. Continue a leitura e saiba mais detalhes da ação germicida das lâmpadas UVC.
Como acontece a ação germicida das lâmpadas UVC?
A luz ultravioleta (UV) é considerada uma energia eletromagnética. Essas energias eletromagnéticas são classificadas, conforme o comprimento de onda. Para se ter uma ação eficiente da luz ultravioleta, é possível encontrar o espectro UV dividido em três áreas:
- UVA (radiação de ondas longas) de 315 nm até 400 nm;
- UVB (radiação de ondas médias) de 280 nm até 315 nm;
- UVC (radiação de ondas curtas) de 100 nm até 280 nm.
Para se ter uma ação germicida da luz ultravioleta, é necessário que ela seja do tipo UVC e com um comprimento de onda de 254 nm. Quando a luz ultravioleta está fora dessa região, ela não é considerada uma ação germicida, ou seja, com propriedade para matar micro-organismos.
O efeito de esterilização das lâmpadas UVC consegue alterar o DNA e o RNA dos micro-organismos e, consequentemente, destruí-los. O que faz com que os ambientes fiquem limpos.
Em que locais pode ser aplicada a lâmpada UVC germicida?
A lâmpada UVC germicida, por conter efeito esterilizante, pode ser utilizada em diversos locais e com objetivos diferentes. Sendo assim, os principais locais em que esse tipo de lâmpada pode ser aplicada são:
- Escritórios: para a esterilização dos equipamentos de ar-condicionado, a fim de reduzir a incidência de problemas respiratórios e de baixo desempenho da equipe;
- Hospitais e clínicas odontológicas: com a lâmpada UVC é possível ter a esterilização das superfícies e dos ambientes, de maneira muito mais rápida do que com a limpeza tradicional;
- Laticínios e cervejarias: quando os diferentes processos de produção das áreas é higienizado com a lâmpadas UVC, tem-se a diminuição do uso de cloro. Isso auxilia a manter as propriedades do produto;
- Salão de beleza: para a desinfecção dos materiais, é muito utilizada a lâmpada UVC, que além de ser mais barata é muito mais eficiente;
- Mineradoras ou laboratórios de mineralogia: alguns minerais, com grande valor comercial, sofrem um fenômeno de luminescência, no momento em que é exposto à luz ultravioleta.
Para que se tenha uma boa utilização das lâmpadas UVC, é necessário muito cuidado e atenção, visto que o seu manuseio pode trazer problemas para a saúde de quem está operando o equipamento. Clique aqui e leia mais artigos especiais da nossa série sobre luz ultravioleta UVC.