Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.
Como garantir o bom funcionamento do ar-condicionado
Postado por admin em 18 de março de 2021
Como garantir o bom funcionamento do ar-condicionado
Tem dias, principalmente no verão, que não dá mesmo para abrir mão de um ar-condicionado. O calor da estação provoca um aumento tanto no consumo, quanto na aquisição do equipamento. Uma pesquisa realizada pelo GetNinjas revelou que só no mês de dezembro do ano passado, a procura pelo equipamento cresceu 44%. Mas para garantir o bom funcionamento e evitar complicações de saúde é preciso alguns cuidados.
O que um ar-condicionado sujo pode causar
Um ar-condicionado sujo, além de não resfriar corretamente o ambiente, pode ocasionar uma série de problemas de saúde.
Os principais riscos para a saúde são o desencadeamento de doenças respiratórias e o ressecamento do muco pulmonar. Para quem já possui alguma complicação como rinite, asma ou bronquite, as chances de desenvolver crises alérgicas aumentam. Entenda mais sobre a importância de garantir a qualidade do ar.
Com a pandemia da Covid-19, outro questionamento que surgiu foi quanto à utilização ou não de ar-condicionado em ambientes. Para tratar da questão, montamos um e-book que responde a essa pergunta e explica como proceder. Baixe grátis o e-book.
Cuidados com o ar-condicionado:
1- Limpe o aparelho e troque o filtro periodicamente
Filtros sujos ou entupidos restringem a passagem do ar, o que ocasiona a diminuição da refrigeração e, assim, o aumento do consumo de energia.
O recomendado é que os filtros sejam limpos pelo menos uma vez por mês. Caso o aparelho fique constantemente ligado, a limpeza deve ocorrer com mais frequência. O processo pode ser feito com o auxílio de uma escova. Já a troca do filtro necessita ser feita de 6 em 6 meses. Confira algumas dicas de como limpar o ar condicionado.
Os filtros ficam localizados na unidade evaporadora que fica na parte interna. Para realizar a manutenção, precisa-se analisar:
- se o filtro está limpo;
- o ventilador está funcionando bem;
- a parte externa se mantém limpa;
- as aletas de circulação e do trocador de calor apresentam bom funcionamento.
As aletas, que são responsáveis por direcionar o ar, podem ser limpas com um jato de água de baixa pressão ou ar comprimido na direção oposta.
Já a manutenção, na unidade condensadora, precisa acontecer a cada 6 meses, para evitar o acúmulo de poeira, de folhas, ninhos de pássaros, entre outros. Para realizá-la, retira-se o recipiente do aparelho e limpa-o com o maior cuidado.
2- Verifique o gás refrigerante
O gás refrigerante é o principal responsável pelo resfriamento do local. Sua função é retirar o calor da unidade evaporadora e o transfere para a condensadora. Caso não haja fluido suficiente, o ar-condicionado não resfria da maneira correta. Por isso, é essencial checar regularmente a quantidade do gás e fazer o reabastecimento, se necessário.
3- Verifique o dreno
Outra parte importante do aparelho é o dreno. Ele é responsável por retirar a água da unidade evaporadora. Com o uso, muitas vezes, o dreno fica entupido, o que compromete o processo de resfriamento. Para verificar é simples, basta analisar se a bandeja está acumulando água durante o funcionamento, se estiver, provavelmente, o dreno está bloqueado.
4-Realize a sanitização
A sanitização é o processo posterior à limpeza, por isso, não devem ser confundidas. Diferentemente da limpeza, a sanitização é um processo mais profundo, e deve-se contratar uma empresa especializada para realizar, pois cada peça recebe um tratamento específico. Saiba mais sobre a diferença entre cada uma.
Com esses cuidados, é possível garantir a qualidade do ar-condicionado e a saúde dos que o utilizam.
A Bioseta oferece o serviço de sanitização de ambientes de acordo com as exigências da ANVISA. Quer saber mais sobre o processo de sanitização do ar-condicionado? Fale com nossos especialistas pelo (51) 3396-6161 ou e-mail: comercial@bioseta.com.br.