Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.
Alergias ao pelo de animais e a sanitização de ambientes
Postado por Bruno Osório em 11 de novembro de 2020
Animais de estimação fazem parte da vida de muitas pessoas que, inclusive, os consideram como membros da família. Não podemos negar que os pets são tudo de bom e fazem muito bem para crianças e adultos quando se fala em socialização. No entanto, o que muitas vezes acontece é o aparecimento de alergias que, em alguns casos, estão relacionadas diretamente ao pelo dos animais. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e fique por dentro!
Qual a causa da alergia à animais?
Se você começa a espirrar logo após brincar com um animal peludo ou seus olhos começam a lacrimejar só de ficar perto de um gato ou de um cachorro, há possibilidades de você ter alergia a animais.
Os pelos dos pets são formados por uma combinação de pele, pelos e saliva. Por serem extremamente leves e muito pequenos, tendem a ficar no ar por muitas horas, o que causa o aparecimento dos sintomas até mesmo hora após o animal já ter saído do ambiente.
A leveza dos pelos faz com que eles permaneçam nos móveis, nos tapetes, nos estofados, nos colchões e nas roupas. Esses pelos acabam transitando por diferentes locais, principalmente quando estão nas roupas das pessoas.
A alergia à animais com pelos é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de problemas como a asma e a rinite alérgica. Pesquisadores estimam que quase 30% das pessoas que sofrem com a asma já tiveram uma crise de arma desencadeada por gatos.
Quais os sintomas da alergia à animais?
Como os pelos são pequenos fragmentos de animais, eles podem entrar facilmente nos olhos ou no nariz, alguns são tão pequenos que podem chegar aos pulmões. É comum que as pessoas com alergia a pelo de animais tenha o aparecimento dos sintomas de maneira imediata, mas também há casos em que eles aparecem um bom tempo depois.
De maneira geral os principais sintomas de uma reação alérgica a pelo de gatos e cachorros são os seguintes:
- Erupções cutâneas ou brotoejas;
- Nariz entupido ou com coriza;
- Tosse, chiado ou dificuldade para respirar;
- Dor facial em decorrência da congestão nasal;
- Olhos lacrimejantes, irritados ou vermelhos;
O diagnóstico de alergia a animais só é possível de se ter certeza, após a realização de consultas com alergista e com exames de sangue. Caso o diagnóstico seja positivo, o médico irá indicar o melhor tratamento e medidas de prevenção a serem seguidas.
Qual a relação da sanitização com as alergias à animais?
A sanitização por ser um processo de limpeza profunda dos ambientes, onde são eliminados os micro-organismos como vírus, alergénos, fungos e bactérias dos ambientes e superfícies, propicia a biossegurança dos ambientes.
No entanto, para que a sanitização tenha um efeito mais completo, o ideal é que não somente os ambientes sejam sanitizados, mas também os objetos porosos, tapetes, colchões e estofados, por exemplo. A fim de que se tenha uma diminuição da carga viral presente nos ambientes e assim garantir mais saúde e bem-estar nos espaços.
Conte com a experiência de mais de 30 anos da Bioseta em saúde ambiental e invista nos benefícios da sanitização. CLIQUE AQUI e solicite um orçamento personalizado para a nossa equipe.