Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

A Importância da Limpeza dos Aparelhos de Ar-Condicionado

A volta ao ambiente corporativo e a importância da limpeza do ar-condicionado

A pandemia requer um cuidado especial com a limpeza não apenas de superfícies, mas também de aparelhos de ar-condicionado. Essa limpeza passou a ser importante para evitar contaminações dentro dos ambientes.

Conforme as flexibilizações de retomada das atividades presenciais vão surgindo, locais como escritórios, shopping centers, escolas e empresas voltam a receber diversas pessoas diariamente. Por isso é muito importante realizar a manutenção da limpeza desses equipamentos, de forma que os ambientes climatizados estejam em condições apropriadas para a permanência das pessoas.

Como muitos locais tiveram as atividades parcial ou totalmente paralisadas, os sistemas de climatização, que ficaram desativados por longos períodos, devem ser religados através de um processo seguro.

Ao levarmos em consideração que uma das formas de transmissão do SARS-CoV-2 é através do ar, é importante que os ambientes climatizados cumpram rigorosamente todas as atividades do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) exigidas pelas autoridades sanitárias. Precisamos estar atentos à importância da avaliação da qualidade do ar como forma de prevenir possíveis contaminações e garantir um ar puro.

 

O uso do ar-condicionado na pandemia:

Com a pandemia da COVID-19, outro questionamento que surgiu foi quanto à utilização ou não de ar-condicionado em ambientes. Para tratar da questão, montamos um e-book que responde a essa pergunta e explica como proceder. Baixe grátis o e-book. (https://conteudo.bioseta.com.br/e-book-ar-condicionado-na-pandemia).

A dúvida com relação à utilização dos condicionadores de ar durante o período da pandemia tem intrigado a todos. Um especialista esclarece: “recomenda-se usar o equipamento desde que assegurada a correta renovação de ar dos ambientes climatizados, conforme previsto na Resolução RE-09 da ANVISA”.

 

Cuidado ao ligar seu aparelho de ar-condicionado:

Com a parada total dos sistemas de climatização, a água que se acumulou nas serpentinas pode não ter sido totalmente escoada, aumentando a umidade dos filtros próximos. Essa umidade pode resultar na proliferação de alguns tipos de fungos.

“Esses fungos são normalmente removidos durante os procedimentos de manutenção preventiva (PMOC), através da limpeza das bandejas, dos ventiladores e dos filtros permanentes. Ou até mesmo com a troca dos filtros descartáveis”.

Dessa forma, a orientação é que, ao retornar às atividades em ambientes climatizados, sejam realizadas, previamente, revisões de todos os equipamentos, a fim de que tais impurezas sejam removidas dos sistemas antes do início de suas operações.

A avaliação da qualidade do ar é muito importante para poder validar e assegurar o asseio e higienização dos sistemas. Para locais de uso público e coletivo, os serviços de manutenção devem ser executados somente por empresas especializadas.

 

Conte com a Bioseta!

A Bioseta oferece serviços que visam garantir a qualidade do ar interior dos ambientes, reduzir passivos e promover a conformidade legal das suas operações, de acordo com as exigências da ANVISA.

Em nosso portfólio, você encontra diversos serviços que vão lhe auxiliar na garantia da segurança da qualidade do ar (com análises da qualidade do ar, confecção e elaboração do PMOC, sanitização de ambientes e manutenção de aparelhos de ar-condicionado), entre outros serviços específicos.

Quer saber mais sobre os serviços relacionados à qualidade do ar interior e aos sistemas de climatização? Fale com nossos especialistas pelo número (51) 3396-6161 ou pelo e-mail comercial@bioseta.com.br.

 

Referências:
https://revistahigiplus.com.br/covid-19-a-importancia-da-limpeza-e-uso-do-ar-condicionado-na-retomada-das-atividades-em-ambientes-corporativos/

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções