Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Importância de Manter o Bebedouro Limpo

Um bebedouro é uma fonte de água limpa e saudável para toda a família, mas, sem os cuidados corretos, pode se transformar em um reduto de sujeiras. E a consequência do acúmulo desses resquícios é a proliferação de vírus e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, neste post, explicamos a importância de manter o seu bebedouro limpo e tomar os devidos cuidados.

Atualmente estamos passando por um surto de Doença Diarreia Aguda (DDA) no estado do Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Saúde emitiu quinta-feira (7/10) um alerta para o surto da DDA, que já afeta 25 cidades gaúchas. Essa é uma doença gastrointestinal que tem como principal sintoma a diarreia, mas também pode ocasionar dor abdominal, náusea, vômito e febre. É preciso reforçar também os cuidados dos bebedouros, para que não haja proliferação desses micro-organismos.

Tipos de bebedouro

Antes de comprar o seu bebedouro, é necessário averiguar qual é o tipo que melhor atende às suas necessidades. Existem diferentes tipos, mas os dois mais comuns são:

Galão: o reservatório de água é em um galão externo que necessita ser abastecido.

Pressão: é abastecido diretamente pelo encanamento e possui um sistema próprio de filtragem e serpentina para a água sair filtrada e gelada.

O que eu preciso saber na hora de utilizar um bebedouro?

Garrafão:

  1. Escolha uma água de boa qualidade e opte pela compra de marcas conhecidas. Outra dica é ficar atento aos elementos que compõem o líquido como:
  • PH – possui algumas variantes, mas o ideal é que esteja entre 7 e 9,5, mais alcalino.
  • Potássio e Cálcio – fazem bem ao organismo, então não há restrições quanto à quantia.
  • Magnésio – é preciso ficar atento à presença de Magnésio, pois o componente pode ocasionar dificuldades intestinais.
  • Sódio – em excesso aumenta a pressão. Por isso, caso haja mais de 200 miligramas por litro, o termo “contém sódio” precisa estar na embalagem. O recomendado é optar por produtos com menos concentração desse mineral.
  • Bário e Nitrato – segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Bário e o Nitrato são químicos prejudiciais ao organismo. Então, precisam aparecer em quantias bem abaixo de 0,7 mg/l e 50 mg/l, respectivamente.
  1. Ao trocar o garrafão, cuide com a limpeza externa, esteja sempre com as mãos limpas e higienizadas, certifique-se de que o bebedouro esteja limpo.
  2. Recomenda-se rejeitar garrafões cuja coloração interna esteja alterada, com formação de microalgas.
  3. A instalação desse modelo de bebedouro não é indicada próximo à incidência de luz solar direta, pois isso pode alterar a qualidade da água.

Pressão:

1- Mantenha a limpeza externa adequada.

2- Não instale esse tipo de bebedouro em locais com muita circulação de vento, poeira, sujeira, pois pode contaminar de forma externa o bebedouro.

3- Verifique se o seu bebedouro possui filtro, esteja atento às trocas periódicas que deverão ser realizadas. Na época de inverno, por exemplo, é recomendado que a troca seja feita a cada 6 meses. Isso pode variar de acordo com a qualidade da água de abastecimento. No verão as trocas devem ocorrer de forma mais frequente, levando em consideração o consumo, ou toda vez que verificar uma alteração sensorial na água.

Higienização do bebedouro

Além da limpeza periódica, a higienização com troca de filtros e/ou elementos filtrantes e mangueiras e a realização do controle bacteriológico dos equipamentos são necessários para o bom funcionamento da máquina e devem ser feitos a cada seis meses. Saiba mais sobre higienização.

A Bioseta oferece o serviço de higienização de bebedouros que garante a qualidade da sua água. Quer saber mais sobre o processo? Fale com nossos especialistas pelo telefone (51) 3396-6161 ou pelo e-mail comercial@bioseta.com.br.

Siga-nos também no Facebook e Instagram e não perca nenhum conteúdo.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções